Fábrica da VW está quase pronta para o Polo Track, sucessor do Gol

Imagem

VW anuncia 90% das obras concluídas na fábrica Taubaté, que produzirá o Polo Track, substituto do Gol; marca terá nova família de compactos.

 

Volkswagen está na reta final da modernização da fábrica de Taubaté, no interior de São Paulo, para receber a plataforma modular MQB. Segundo o gerente Vilque Rojas, "as obras de adequação estão aceleradas e mais de 90% já foi executado". Lá, será feito o Polo Track, hatch que substituirá o campeão Gol em 2023. Mas não é só. No comunicado, a VW diz que o modelo será o primeiro de uma nova "família de compactos do segmento de entrada".

O novo hatch será uma versão simplificada do atual Polo, que terá reestilização em breve. Entretanto, o Polo Track terá chapas mais rígidas e resistentes a impactos, bem como dispositivos eletrônicos como o controle de estabilidade (ESC). Este é um dos itens que forçará a aposentadoria do Gol em 2023. Afinal, a partir de 2024, o sistema - que atende pela sigla ESP, de Programa Eletrônico de Estabilidade - será obrigatório em todos os carros novos.

Motor 1.0 turbo do Up! TSI

Com os limites de emissões do Proconve L7 mais rigorosos desde janeiro, o Polo Track usará o motor 1.0 turbo que equipava o Up! TSI. Ou seja, será a versão com 105 cv de potência e torque de 16,8 mkgf com etanol. Este 1.0 turbo deverá ter opção de câmbio manual e automático. Além disso, o hatch terá o atual 1.0 3-cilindros de aspiração natural com 84 cv e 10,4 mkgf de torque. Este virá conectado apenas ao câmbio manual de cinco marchas.

Projeção mostra como pode ficar a nova VW Saveiro (Kleber Silva/K Design AG)


Novos Voyage e Saveiro vem aí

O Polo Track vai inaugurar uma nova família de carros nacionais da VW. Atualmente, os três populares - Gol, Voyage e Saveiro - são os únicos da marca alemã na América Latina ainda feitos sobre a base PQ24. Ou seja, com a adoção da plataforma MQB, a Volkswagen vai reduzir custos, já que todos os seus carros serão construídos sobre a mesma arquitetura. Além disso, as novas exigências em relação à segurança serão contempladas.

Por ora, não há data de estreia para as novas gerações de Voyage e Saveiro. Entretanto, o sedã deverá ser o segundo a ganhar produção em Taubaté, uns meses depois do Polo Track. E a picape virá em 2024 com conjunto híbrido flex, tal como contamos aqui no Jornal do Carro. A VW planeja hibridizar toda a sua gama nacional a partir de 2025, com vistas à fase L8 do Proconve, que, então, exigirá níveis de emissões e consumo hoje inatingíveis nos modelos atuais.

Híbrido flex

Ainda não é para 2023, mas a Volkswagen trabalha na criação de um sistema híbrido flexível no Brasil. E, assim, espera-se que os futuros compactos nacionais tenham a mecânica mais ecológica. Mas isso só deve acontecer a partir de 2024 ou 2025, quando a montadora dará início a uma ofensiva nesse segmento, com tecnologia local.

Parte do investimento de R$ 7 bilhões se destinará justamente ao projeto do híbrido flex. A Volkswagen desenvolve uma opção eletrificada com base no uso do etanol, que é um combustível renovável. Dessa forma, o sistema será ainda mais ecológico, já que tem ciclo sustentável, com a reabsorção dos gases dos carros pelas lavouras da cana-de-açúcar.

Divulgação/Volkswage
 

Novo Gol em 2024

Apesar da sua iminente despedida, o Volkswagen Gol voltará. Mas não como o hatch que é feito no Brasil desde 1980. Tal como contamos, a marca alemã está desenvolvendo um novo Gol com estilo de SUV. Assim, o compacto deixará de ocupar o posto de carro de entrada da marca, e passará a ser o SUV mais em conta da montadora no País.

Segundo apuração do jornalista Marlos Ney Vidal, do site Autos Segredos, o novo Gol atende internamente pelo código "VW 246" e tem lançamento previsto para janeiro de 2024. Dessa forma, chegará às lojas pouco depois da aposentadoria da geração atual, que será em 2023, porém apenas com motor 1.0 flex, para atender aos limites de emissões.

Embora não esteja prevista uma versão elétrica, o novo Gol deverá ter o visual inspirado nos modelos da família ID de carros elétricos. Em especial o hatch ID.3, primeiro modelo alimentado por baterias da Volkswagen, que estreia em breve no Brasil. Assim, podemos esperar um Gol com linha modernas e robustas, tal como o novo Citroën C3.


Fonte: 
Jornal do Carro - Diogo de Oliveira

Você tem algo para vender ou alugar?

Venda os seus produtos e serviços online de forma gratuita. E mais facil do que pensa !!!
Comece agora!